ESMERALDA
;
SOBRE GRAMA ESMERALDA
​
Classificação
A grama esmeralda (nome cientifico: Zoyzia Japonica) é uma gramínea de origem nativa do sudeste, leste da Ásia (norte da China e Japão) e da Australásia. Melhorada a partir do século XXI por especialistas da Florida nos Estados Unidos. Faz parte do grupo de Zoyzia's formado por: Zoysia Tenuifolia, Zoyzia Japonica, Zoysia Macrantha, Zoysia Macrostachya, Zoysia Matrella, Zoysia Mínima, Zoysia Pauciflora, Zoysia Pungens, Zoysia Seslerioides, Zoysia Sinica, entre outras.
Pertencente à família Poaceae, a grama esmeralda é rizomatosa. Seu caule se desenvolve no subsolo e suas folhas sobre a superfície. Em virtude de seu denso sistema radicular, possui como principais características: alta resistência a pisoteio, combate nativo a infestação de pragas e plantas daninhas, poder de contensão em taludes e encostas (áreas com potenciais problemas de erosão) e facilidade de adaptação climática.
Possui inúmeras formas de utilizações tais como: jardins residências, chácaras, floriculturas, paisagismo, parques recreativos, playgrounds, obras em geral, tanto públicas e privadas. Sendo a grama mais vendida e consumida por todo o Brasil a fora. A grama esmeralda apesar de se adaptar á diferentes variações climáticas, não é muito recomendável de se planta-la em locais muito sombreados, pois suas folhas podem ficar ralas e desuniformes além de sofrer alteração em sua coloração.
Para quem pretende estabelecer um gramado esportivo (campo de futebol) a partir desta grama, deverá ter em mente que seu tempo de recuperação é maior comparado a grama bermuda que se recupera rapidamente. Exemplificando, se este gramado terá jogos mais frequentes, com pisoteio intenso e constante. A grama esmeralda se plantada, sofrerá com o desgaste necessitando ficar um período em repouso até que se restabeleça novamente. Inclusive na etapa de implantação, é fundamental que se aplique uma fina camada de areia abaixo dos tapetes. Isso fará com que a absorção da água provinda das chuvas seja maior, esse procedimento é nomeado como drenagem natural.
Um dos fatores que justificam o fato de sua lenta recuperação é que seu desenvolvimento natural ocorre de forma suave, levando exatos 12 meses para suas folhas atingirem 15 cm de altura. O que permite uma maior flexibilidade em sua manutenção, podendo ser feita semestralmente. Em relação à aplicação de fertilizantes, mais precisamente adubo e calcário, são bem vindos como para toda planta. No entanto, caso seu solo seja fértil e apresente um PH em torno de 6.0 a 6.5, a necessidade de fertilização na grama esmeralda é quase dispensável.
O que atraí muitos consumidores é a relação entre custo/benefício que ela proporciona, sendo a que apresenta o menor preço do mercado. Podendo ser adquirida por todas as classes sociais, para "n" fins, desde pequenos projetos paisagísticos até obras de grande porte. Em nosso mural de dicas, leia também nosso artigo chamado Dicas para plantar grama esmeralda. Você encontrará informações passo a passo de como proceder, a fim de concluir com êxito a etapa de implantação.
Tags Relacionadas: grama esmeralda, grama esmeralda preço, grama esmeralda preço m2, comprar grama esmeralda, como plantar grama esmeralda, grama esmeralda cuidados, grama para jardim, grama para campo de futebol, tipos de grama.
CARACTERISTICAS ESMERALDA
Nome cientificoZoysia japônica
Nome PopularGrama Esmeralda, Zoyzia Japônica, Grama-Zóisia ou Zóisia Silvestre
Pais de origemJapão
Familia de origemPoaceace
Adaptação aos climasTropicais, Sub-tropicais, Temperados, Mediterrâneos e Equatoriais
Altura máximas das folhas15 cm
LuminosidadeSol Pleno
Cor da FolhagemVerde Esmeralda
TipoOrnamental
Ciclo de vidaPerene(longo)
Preço por m²: R$ 7,5
​
​
PRINCIPAIS INDICAÇÕES
Jardim
Beira de Piscina
Campos de Futebol
Condomínios e Residências
​
​
VANTAGENS
Melhor custo/benefício do mercado
Baixo custo de manutenção
Facilidade de Adaptação a todos os ambientes e climas
Baixo indice de quebras e facilidade de implantação
Possui lento crescimento, permitindo prolongar o tempo das podas
Resistente a pisoteio e também a ervas daninha
Poder de contensão a erosões em áreas ingrimes (taludes)
​
​
DESVANTAGENS
Ao sofrer desgaste (pisoteio excessivo), demora pra se regerar.
Em locais sombreados, as folhas ficam ralas e desuniformes.
Gera compostos orgânicos quando não podada frequentimente.